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Anuário Estatístico do Estado de São Paulo 2003

 

TRANSPORTES: TRANSPORTES URBANOS

 

7 - Tarifas de Ônibus, Metrô e Trens de Subúrbio

Município de São Paulo

1990-03

 

Anos

Valor Nominal (1)

Valor Real (2)

Ônibus

Metrô

Trens de Subúrbio

Ônibus

Metrô

Trens de Subúrbio

Linhas A, D, E e F (3)

Expresso Leste (4)

Linhas B e C (5)

Linhas A, D, E e F (3)

Expresso Leste (4)

Linhas B e C (5)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1990

60,00

60,00

18,00

-

45,00

1,26

1,26

0,38

-

0,94

1991

300,00

350,00

250,00

-

350,00

1,05

1,22

0,87

-

1,22

1992

2.900,00

4.800,00

2.700,00

-

4.800,00

0,83

1,37

0,77

-

1,37

1993

150,00

190,00

150,00

-

190,00

1,59

2,02

1,59

-

2,02

1994

0,50

0,60

0,50

-

0,60

1,19

1,43

1,19

-

1,43

1995

0,65

0,80

0,65

-

0,80

1,21

1,49

1,21

-

1,49

1996

0,80

1,00

0,80

-

1,00

1,36

1,70

1,36

-

1,70

1997

0,90

1,25

0,90

-

1,25

1,44

2,00

1,44

-

2,00

1998

1,00

1,25

1,00

-

1,25

1,59

1,99

1,59

-

1,99

1999

1,15

1,40

1,10

-

1,40

1,67

2,03

1,60

-

2,03

2000

1,15

1,40

1,10

1,40

1,40

1,56

1,90

1,49

1,90

1,90

2001

1,40

1,60

1,25

1,60

1,60

1,73

1,98

1,55

1,98

1,98

2002

1,40

1,60

1,25

1,60

1,60

1,53

1,75

1,37

1,75

1,75

2003

1,70

1,90

1,90

1,90

1,90

1,70

1,90

1,90

1,90

1,90

Fonte: Companhia Municipal de Transportes Coletivos - CMTC; São Paulo Transporte S.A.; Ferrovia Paulista S

Ferrovia Paulista S.A. - Fepasa;  Companhia Brasileira de Trens Urbanos - CBTU/

Superintendência de Trens Urbanos de São Paulo - STU/SP; Companhia Paulista

de Trens Metropolitanos - CPTM; Companhia do Metropolitano de São Paulo - Metrô;

Fundação Seade.

(1) Valores em 31 de dezembro de cada ano.

A partir de 15/03/90, valores em cruzeiros; a partir de 01/08/93, valores em cruzeiros reais;

a partir de 01/07/94, valores em reais.

(2) Valores em reais de dezembro de 2003, atualizados pelo Índice de Custo de Vida (ICV)

do Dieese, no município de São Paulo - Índice Geral.

(3) Até 1993, referem-se às linhas da CBTU, que foram incorporadas pela CPTM em 1994.

(4) Em 24/05/00, inaugurou-se o Expresso Leste, composto pelo trecho entre as estações Brás

e Guaianases, da Linha E. O trecho foi reformulado, com substituição dos antigos trens

por novos, encomendados à Espanha, e oito estações foram desativadas.

(5) Até 1995, referem-se às linhas da Fepasa, que foram incorporadas pela CPTM em 1996.