Passageiros Transportados por Trólebus e Ônibus, Trens de Subúrbio e Metrô
Município de São Paulo
1990-2003
Em 1.000
Anos Trólebus e Ônibus (1) Trens Total
Subúrbio (2) Metrô (3)
1990 2.023.602 168.154 609.386 2.801.142
1991 1.875.641 179.038 655.026 2.709.705
1992 1.828.552 135.665 623.945 2.588.162
1993 1.826.023 126.445 608.617 2.561.085
1994 1.821.758 118.766 623.808 2.564.332
1995 1.965.752 120.738 694.028 2.780.518
1996 1.823.711 115.955 701.080 2.640.746
1997 1.611.024 111.870 689.535 2.412.429
1998 (4) 1.436.092 108.906 673.997 2.218.995
1999 (4) 1.115.978 100.592 658.603 1.875.173
2000 (4) 1.113.042 102.087 688.681 1.903.810
2001 (5) 1.056.999 147.948 714.810 1.919.757
2002 (5) 1.058.985 156.536 731.936 1.947.457
2003 (5)    974.358 161.943 711.546 1.847.847
Fonte: Companhia Municipal de Transportes Coletivos - CMTC; São Paulo Transporte S. A  - SPTrans;
Ferrovia Paulista S.A. - Fepasa; Companhia Brasileira de Trens Urbanos - CBTU/Superintendência de
Trens Urbanos de São Paulo - STU/SP; Companhia Paulista de Trens Metropolitanos - CPTM;
Companhia do Metropolitano de São Paulo - Metrô; Fundação Seade.
(1) A CMTC operou até abril/94; a partir de maio, o serviço de transporte foi privatizado,
ficando a cargo dessa empresa apenas o seu gerenciamento. Em 08/03/95, a CMTC 
mudou a razão social para São Paulo Transporte S.A. Passageiros pagantes.
(2) A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos - CPTM, empresa estadual criada em 02/07/93
assumiu a operação do transporte de trens de subúrbio, antes efetuado pela CBTU e Fepasa.
Em 1994, a CPTM incorporou as linhas da CBTU e, em 1996, as linhas da Fepasa. 
Passageiros embarcados e pagantes.
(3) Entradas e transferências de passageiros.
(4) Incluem os passageiros registrados nas catracas dos terminais de transferências. 
Não são considerados os transbordos realizados no interior dos terminais.
(5) Incluem os passageiros registrados nas catracas dos terminais de transferências.
Não são considerados os transbordos realizados no interior dos terminais. Referem-se aos
passageiros transportados pelo Sistema Estrutural e não incluem os passageiros do 
sistema de lotações e o dos veículos da modalidade bairro a bairro.