Proporção de Unidades Locais de Serviços, por Categoria Ocupacional, segundo Faixas de Pessoal Ocupado e 
Instrumentos de Seleção Utilizados
Região Administrativa de Campinas
2001
Em porcentagem
Faixas de Pessoal Ocupado Instrumentos de Seleção Utilizados Semiqualificado (1)  Qualificado (2)  Técnico de Nível Médio Ligado à Atividade Principal  Nível Superior Ligado à Atividade Principal  Auxiliares e Básicas (3)  Técnico de Nível Médio Não Ligado à Atividade Principal Nível Superior Não Ligado à Atividade Principal 
20 a 99 Pessoas
Análise de Currículo  78,32 88,85 89,00 93,01 81,85 87,90 87,97
Testes de Conhecimento Prático 49,12 68,13 54,58 45,22 48,39 55,14 56,61
Testes de Conhecimento Teórico 27,31 39,45 40,14 36,27 33,22 44,26 50,12
Entrevista  93,12 91,83 89,16 86,30 92,83 92,33 90,33
Avaliação com Psicólogos  10,84 23,67 23,28 24,35 18,56 27,92 27,53
Indicação e/ou Recomendação  73,00 72,30 55,55 59,40 72,54 67,10 69,83
Outros  31,41 33,53 24,71 26,66 28,47 29,42 26,76
100 a 499 Pessoas
Análise de Currículo  83,46 88,56 87,34 90,57 82,17 86,93 88,61
Testes de Conhecimento Prático 57,52 74,06 71,35 64,97 64,51 66,41 64,54
Testes de Conhecimento Teórico 47,23 63,23 67,25 68,00 57,39 63,14 64,99
Entrevista  93,54 91,85 91,37 93,41 91,82 92,11 91,12
Avaliação com Psicólogos  40,88 46,28 49,21 46,99 41,96 44,46 48,02
Indicação e/ou Recomendação  65,15 63,13 61,53 60,60 60,52 62,67 61,77
Outros  37,62 37,03 39,34 38,79 33,58 36,24 36,41
500 e Mais Pessoas
Análise de Currículo  87,50 95,74 95,12 97,44 90,91 97,78 100,00
Testes de Conhecimento Prático 47,50 76,60 73,17 66,67 63,64 73,33 73,33
Testes de Conhecimento Teórico 52,50 72,34 75,61 74,36 54,55 68,89 73,33
Entrevista  95,00 93,62 97,56 94,87 97,73 97,78 100,00
Avaliação com Psicólogos  70,00 74,47 73,17 64,10 70,45 77,78 77,78
Indicação e/ou Recomendação  57,50 65,96 60,98 61,54 61,36 57,78 64,44
Outros  37,50 31,91 31,71 33,33 31,82 28,89 33,33
Fonte: Fundação Seade. Pesquisa da Atividade Econômica Paulista - Paep 2001.
(1) Compreende o conjunto de ocupações ligadas a atividades rotineiras e previsíveis que podem ser aprendidas com  
orientação direta, sem exigência de cursos profissionalizantes.
(2) Compreende o conjunto de ocupações ligadas a atividades variadas e não-rotineiras e que exigem cursos  profissionalizantes.
(3) Referem-se ao conjunto de ocupações típicas de ambiente administrativo que aplicam, na maior parte das suas rotinas,
conhecimentos de ensino fundamental.
Nota: Refere-se a unidades locais com 20 ou mais pessoas ocupadas.